Procedimento para Realização de Inventário
Prezado(a) usuário(a), obrigado por ter escolhido o Cartório JK para a lavratura de seu inventário.
Confira abaixo o passo a passo para concluirmos seu processo.
A legislação exige que todos os herdeiros devem ser acompanhados por um (a) advogado (a). Ele(a) é responsável por orientar as partes quanto a melhor forma de partilha e sobre os impostos incidentes no inventário.
As partes devem providenciar os documentos para a realização do Inventário. Baixe aqui a relação de documentos.
Após a reunião de todos os documentos, você deve encaminhá-los ao Cartório JK. O envio pode ser via e-mail – id@cartoriojk.com.br – ou você pode entregá-los pessoalmente no Cartório JK – W3 Sul, quadra 505, 2º andar.
Ao receber seus documentos, vamos abrir um processo ao qual atribuiremos um número. Entraremos em contato via e-mail ou whatsapp para comunicar que os documentos estão ok ou se ainda falta algum documento.
Assim que toda a documentação for reunida e organizada dentro do processo, iniciaremos a análise jurídica, conferência e confecção da minuta da Escritura de Inventário.
Terminada a minuta da escritura, a enviaremos para o(a) advogado(a) aprová-la ou propor alterações.
Aprovada a minuta de escritura, o setor de tributação do cartório JK providenciará a emissão da guia para recolhimento do imposto devido. Há casos em que o próprio cartório pode gera a guia, e outros casos em que a minuta e demais documentos devem ser protocolados na Secretaria de Fazenda para que esta gere a guia do imposto (o que demora um pouco mais).
Após o pagamento dos impostos, agendaremos dia e hora convenientes a você a fim de que possamos colher as assinaturas necessárias e finalizar a escritura.
Imediatamente após a assinatura da escritura, os herdeiros receberão as vias necessárias para apresentarem nos cartórios de Registro de Imóveis, bancos, Detran e qualquer órgão que necessite do inventário para efetivar a transferência dos bens ou direitos do falecido aos herdeiros.